Manutenção do Filtro
de Ar
Poucas motocicletas sabem a função do filtro de ar e como é
feita a manutenção correta, então resolvemos dar umas dicas de manutenção.
A função desse cara é como o nome dele diz filtrar o ar que
é admitido direto para a câmara de explosão do cabeçote,. É sempre bom fazer
manutenções nele para que evite que o carburador da motocicleta não seja obstruído
ou até mesmo danos ao cilindro e reduzindo a vida útil do motor.
Existe três tipos de filtro de ar para motocicletas:
Elemento tipo espuma
Elemento tipo papel micro poroso seco
Elemento tipo papel micro poroso úmido
A manutenção do filtro de ar tipo espuma bem básica,
primeiro remova o a tampa do filtro de ar em seguida remova elemento do filtro
de ar, faça a limpeza com uma estopa a caixa do filtro e lave a espuma dom
sabão neutro em seguida deixe-o secar. (NUNCA UTILIEI GASOLINA OU SOLVENTE COM
BAIXO PONTO DE FULGOR PARA A LIMPEZA DOS COMPONENTES, POIS PODE RESULTAR EM UM
INCENDIO OU EXPLOSAO). Aplique óleo para filtro de ar ou spray para filtro de
ar e esprema-o com as duas mãos para saturar o elemento, após terminar esse
processo é só montar.
A manutenção do filtro de ar tipo papel micro poroso seco é
bem mais simples, remova a tampa do filtro de ar e limpo com ar comprimido a
uma distância de aproximadamente 50mm de distância e a 45º de inclinação para
não danificar o filtro, após concluir esse processo agora é só montar. Sempre o substitua a cada 6 meses.
Já o filtro de ar tipo papel micro poroso úmido não existe
manutenção, quando ele estiver bastante sujo substitua-o por um novo.
Sempre faça essas
manutenções a cada dois treinos se utilizar a sua motocicleta em modo off-Road
ou se você utiliza a sua motocicleta em modo on-road sempre faça esta
manutenção a fada 4.000km.
Fonte:Motocross de Casa Nova.
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