sexta-feira, 28 de junho de 2013

Dica da semana

Manutenção do Filtro de Ar

Poucas motocicletas sabem a função do filtro de ar e como é feita a manutenção correta, então resolvemos dar umas dicas de manutenção.
A função desse cara é como o nome dele diz filtrar o ar que é admitido direto para a câmara de explosão do cabeçote,. É sempre bom fazer manutenções nele para que evite que o carburador da motocicleta não seja obstruído ou até mesmo danos ao cilindro e reduzindo a vida útil do motor.

Existe três tipos de filtro de ar para motocicletas:
Elemento tipo espuma
  

Elemento tipo papel micro poroso seco


Elemento tipo papel micro poroso úmido

A manutenção do filtro de ar tipo espuma bem básica, primeiro remova o a tampa do filtro de ar em seguida remova elemento do filtro de ar, faça a limpeza com uma estopa a caixa do filtro e lave a espuma dom sabão neutro em seguida deixe-o secar. (NUNCA UTILIEI GASOLINA OU SOLVENTE COM BAIXO PONTO DE FULGOR PARA A LIMPEZA DOS COMPONENTES, POIS PODE RESULTAR EM UM INCENDIO OU EXPLOSAO). Aplique óleo para filtro de ar ou spray para filtro de ar e esprema-o com as duas mãos para saturar o elemento, após terminar esse processo é só montar.

A manutenção do filtro de ar tipo papel micro poroso seco é bem mais simples, remova a tampa do filtro de ar e limpo com ar comprimido a uma distância de aproximadamente 50mm de distância e a 45º de inclinação para não danificar o filtro, após concluir esse processo agora é só montar.  Sempre o substitua a cada 6 meses.

Já o filtro de ar tipo papel micro poroso úmido não existe manutenção, quando ele estiver bastante sujo substitua-o por um novo.


 Sempre faça essas manutenções a cada dois treinos se utilizar a sua motocicleta em modo off-Road ou se você utiliza a sua motocicleta em modo on-road sempre faça esta manutenção a fada 4.000km.
Fonte:Motocross de Casa Nova.

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